terça-feira, 1 de janeiro de 2019

DATAS COMEMORATIVAS - DE 01 A 05 DE JANEIRO




1º DE JANEIRO - DIA MUNDIAL DA PAZ

“Deixai cair às armas de vossas mãos!”
“Paz na terra aos homens por Deus amados.”


Em 8 de dezembro de 1967, o papa Paulo VI escreveu uma mensagem propondo a criação do Dia Mundial da Paz, a ser festejado no dia 1º de janeiro de cada ano, na sua campanha e esforço para reconstruir a paz mundial ele pediu: “Deixai cair às armas de vossas mãos!” Mas o papa não queria que a comemoração se restringisse apenas aos católicos – para ele, a verdadeira celebração da paz só estaria completa se envolvesse todos os homens, não importando a religião. “A proposta de dedicar à paz o primeiro dia do novo ano não tem a pretensão de ser qualificada como exclusivamente nossa, religiosa ou católica. Antes, seria para desejar que ela encontrasse a adesão de todos os verdadeiros amigos da paz”, dizia, em sua mensagem. No texto, expressava seu desejo de que esta iniciativa ganhasse adesão ao redor do mundo com “caráter sincero e forte de uma humanidade consciente e liberta dos seus tristes e fatais conflitos bélicos, que quer dar à história do mundo um devir mais feliz, ordenado e civil”. Portanto, O Dia da Paz Mundial é um dia a ser celebrado pelos "verdadeiros amigos da Paz", independente de credo, etnia, posição social ou econômica.

No ano seguinte, esse mesmo pontífice, instituiu o Dia Mundial da Paz, – a ser comemorado a 1º de janeiro em todo mundo -, dia em que todos  são incentivados a rezar para que a humanidade encontre o caminho da justiça e da paz e para que todos os povos abandonem as armas e se reconheçam e vivam como irmãos.

A paz é um sonho bem antigo da humanidade; embora seja simples de se obter, está cada vez mais longe de se realizar.

O estilo de vida materialista adotado pelo ser humano gerou cada vez mais a ganância e a desigualdade, reconhecidas como principais fatores de impedimento para a convivência fraterna e pacífica mundial.

No Dia Mundial da Paz de 1995, o papa João Paulo II enviou uma mensagem à ONU, na qual abordou o tema “Mulher: educadora da paz”, deixando claro que educar para a paz significa abrir as mentes fechadas e os corações aos valores humanitários, como fundamento para uma sociedade pacífica, firmada na verdade, na justiça e no amor.

Assim, a Paz é um projeto educativo que leva o ser humano a assumir responsabilidades por toda a vida; portanto, deve ser também assumido como um projeto inacabado, para que seu alicerce seja reforçado a cada instante.

Por ocasião do Grande Jubileu de 2000, o papa João Paulo II escolheu como tema das festividades a frase “Paz na terra aos homens por Deus amados”.

Os festejos recordaram o nascimento do Príncipe da Paz, que veio para redimir, curar e restabelecer o amor, vínculo da fraternidade e da paz.

A Igreja católica deseja que as guerras não mais sejam o caminho para solucionar problemas existentes entre os países, já que, com armas, só se pode destruir e não construir.

O Dia da Fraternidade Universal é também comemorado em todo o mundo.

Tradicionalmente há uma vigília na noite de 31 de dezembro, ou seja, o réveillon, nome popular, do francês dado à celebração da passagem de ano. No Brasil, foi instituído pela lei nº 108, de 29/10/1935.

Maria Beatriz

ADOTEI A PAZ!

Há uma luz que eu sigo
Há uma paz comigo
Que levo por onde for

Quando me percebo no perigo
Faço da paz o meu abrigo
E da luz minha força interior

Me vesti de paz
Essa é minha decisão
Que torna fértil meu coração
Na essência do amor que ele traz

Maria Beatriz (Flor de Esperança)


Fontes de pesquisas:
 - Trechos do livro Datas Comemorativas 
Autora Maria Beatriz 
 - Wilkpédia
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------




1º DE JANEIRO - FELIZ ANO NOVO! FELIZ CAMINHAR!

“Quem fita o céu de relance, sem contemplá-lo,
não enxerga as estrelas, e quem ouve uma sinfonia,
sem abrir-lhe a acústica da alma, não lhe percebe as notas divinas,”
(Emanuel)


2019, mais um ano que se inicia para a vida despertar, é sempre um renascer de esperança, horas de rever projetos esquecidos, fazermos uma retrospectiva no duelo de nossa existência, abraçar com carinho, todo o novo, o “BELO”, que nela pudermos preencher. Em cada atalho percorrido desse novo caminhar, que sejamos obstinados na procura: De vencer a solidão, superar desafios, varrer as nuvens das dúvidas, eliminar os percalços, na certeza de que lá mais a frente existe um horizonte resplandecente que nos espera para nos brindar na luz da sabedoria, das realizações e do amor.

SAIBA UM POUCO MAIS DESSA DATA TÃO COMEMORADA:

O ANO NOVO OU RÉVEILLON: É um evento que acontece quando uma cultura celebra o fim de um ano e o começo do próximo. Todas as culturas que têm calendários anuais celebram o "Ano Novo". A celebração do evento é também chamada réveillon, termo oriundo do verbo francês réveiller, que em português significa "despertar.”

A VIRADA DE ANO: É uma das datas mais comemoradas em todo o mundo. Essa comemoração se faz pelo fato das pessoas tomarem para si o sentimento de renovação, na esperança de que o ano seguinte será melhor do que o anterior.

NO OCIDENTE: A prática de comemorar o ano novo surgiu através de um decreto do governador romano Júlio César, em 46 a.C, no qual estabeleceu o dia 1º de janeiro como o dia do ano novo.  Os romanos dedicavam esse dia a Jano o Deus dos portões. O mês de Janeiro, deriva do nome de Jano que tinha duas faces (bifronte). Uma voltada para frente (visualizando o futuro) e a outra para trás (visualizando o passado).

NO BRASIL: As principais comemorações são feitas na praia de Copacabana, Rio de Janeiro, onde milhares de pessoas se reúnem para ver uma grande queima de fogos de artifício. Geralmente fazendo oferendas à deusa do mar Iemanjá, pedindo prosperidade. O réveillon carioca é o maior do mundo na atualidade. Outro fator relacionado à tradição brasileira é o fato das pessoas usarem roupas de cor branca. Esse hábito é proveniente da cultura africana, na qual o branco simboliza a paz.

EM SÃO PAULO: Avenida Paulista é o palco de atrações e queima de fogos. São milhões de pessoas que se juntam ao longo do principal centro financeiro da metrópole para celebrar a entrada de um Novo Ano.

NOS ESTADOS UNIDOS: Ocorre famosa comemoração. O principal réveillon dos americanos ocorre na cidade de Nova York. À meia-noite, uma grande bola explode em uma das regiões mais conhecidas da cidade, espalhando bombons e balas para todos os lados.

OS AUSTRALIANOS: Realizam suas comemorações em frente ao Opera House, Sidney, onde há uma grande queima de fogos.

NA FRANÇA: A principal comemoração ocorre na principal Avenida de Paris, Champs-Elysées, próximo ao Arco do Triunfo.

 Culturas ocidentais nas quais o ano começa em janeiro.

NO PORTO: A celebração mais famosa é a da Avenida dos Aliados, em que toda a gente espera o novo ano, atentos no relógio da Câmara Municipal do Porto memorável pelo seu fogo de artifício cruzando os edifícios, e pelos concertos populares.

NA REGIÃO AUTÔNOMA DA MADEIRA: O fim de ano é o dia mais festivo durante o ano, o réveillon acontece na principal cidade, Funchal estando o espetáculo de fogo de artifício no livro de recordes do Guinness como o "maior espetáculo pirotécnico do mundo”. Ganhando especial interesse, pois, Funchal é uma cidade em anfiteatro, onde as pessoas espalham-se numa área com mais de dezessete km e com mais de seiscentos metros de altitude. A cidade recebe, ainda, na orla marítima, dezenas de navios de cruzeiro, o que aumenta o ambiente de festa. Durante cinco dias, a ilha recebe mais de 50 000 turistas, que aproveitam para, mesmo em Dezembro, banharem-se nas águas temperadas do arquipélago e apanharem algum sol. À noite, ainda há tempo para vislumbrar as inúmeras decorações de cambiantes luzinhas que se espalham por quase todas as ruas da cidade.

NA ESCÓCIA: Tem como costumes especiais ao Ano Novo  a tradição de ser a primeira pessoa a pisar a propriedade do vizinho, conhecida como first-footing (primeira pisada). São também dados presentes simbólicos para desejar boa sorte, incluindo biscoitos.

NA ESPANHA: Á meia-noite, tem como costume as pessoas comerem doze uvas, uma a cada balada do relógio da Puerta Del sol localizada em Madrid.


Em países da língua inglesa tem como hábito cantar e tocar música, logo após a meia-noite – Auld Lang Syne – é muito popular.


Em muitos países, as pessoas têm o costume de soltar fogos de artifício em suas casas, como é o caso de Portugal, Brasil, Países Baixos e outros países europeus.

DESEJOS E PROMESSAS: Muitas pessoas tomam decisões de Ano Novo, ou fazem promessas de coisas que esperam conseguir. São comuns desejos e promessas como: perder peso, parar de fumar, economizar dinheiro, melhorar as notas na escola e arrumar um amor para suas vidas.

PRIMEIRO DE JANEIRO:  Dia Mundial da Paz, além de Dia da Confraternização Universal, feriado internacional, adotado por quase todas as nações do planeta.

DESCORTINANDO O NOVO:

Que o coração seja fonte inspiradora, o cérebro organize idéias e as mãos desempenham o ato de escrever a mais bela história de sua vida. Esperança, sonhos, alegrias, expectativas é o grande cenário de cada ser humano, nesse momento de despertar do Novo Ano, que seja um momento de muita fé e confiança, para que possa absorver esses sentimentos, fazendo renascer no coração de forma que possa vir para a realidade de todos os dias do ano que se inicia.
Faça da esperança alicerce com Deus, acredite no seu potencial, de buscar a verdade, vestido de coragem na realização de seus ideais tendo sempre um pensamento positivo, de esperança aberto para o mundo, ser capaz de ver além na essência de coisas realmente novas que te possa preencher superando obstáculos, siga essa nova jornada confiante em Deus é ELE que te conhece e tudo pode te garantir, te libertar, te ofertar tudo que é verdadeiramente bom, o amor que se faz base sólida para toda a construção de uma nova vida.

Escolha o caminho da fidelidade, da humildade, da dedicação, viva confiante no desejo de felicidade e amor, seja ousado, comprometa-se vença o cansaço, só assim se consegue levar o grande cenário para o seu interior esses desejos que no primeiro dia do ano se faz presente, na mente de cada um de nós. Vamos deixar nosso coração aberto para que nossos melhores sentimentos de desejos de realizações mergulhem em sua claridade de luz, de paz para atingirmos o nosso ideal. Não se esquecendo de rever o que passou para que sirva de base de ajuste na nova caminhada.

Que o Novo Ano que se inicia, possamos viver intensamente cada momento com muita paz, amor, fé e esperança, pois a vida é uma dádiva e cada instante é uma benção de Deus. Que esse patrimônio chamado vida seja cuidado com amor!


FELIZ ANO NOVO! FELIZ 2019!
Luz e amor no seu caminhar!

Maria Beatriz






Fontes de pesquisas:

 - Trechos do livro Datas Comemorativas

Autora Maria Beatriz 
 - Wilkpédia
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

                                 1º DE JANEIRO - DIA DO DOMÍNIO PÚBLICO

É no primeiro dia do ano que as obras de autores que morreram há 70 anos perdem os seus direitos autorais e entram em domínio público para serem distribuídas e partilhadas gratuitamente pelo público mundial sem infringir qualquer lei.

As leis autorais variam de país para país, mas em grande parte dos países os direitos autorais terminam 50 ou 70 anos depois da morte do criador.

Em Portugal os direitos autorais caducam 70 anos após a morte do autor (incluindo os direitos das obras póstumas). No caso de obra coletiva, os direitos de autor terminam 70 anos após a primeira publicação ou divulgação lícita.

Assim, livros, filmes, músicas, fotografias, pinturas ou outros produtos com direitos autorais deixam de necessitar de autorização para partilha, saindo da posse dos herdeiros do autor, das editoras ou de outros detentores do conteúdo. Estas obras passam a ser livres, para consumo do público em geral, fazendo parte do patrimônio cultural da sociedade.

Autores que entraram em domínio público em 2017
André Breton
Buster Keaton
Gertrude Stein
H. G. Wells
Frank O’ Hara
Evelyn Waugh
Alfred Stieglitz
D. T. Suzuki
Paul Nash
Pode consultar as obras em domínio público em sites como Internet Archive e The Public Domain Review.

Maria Beatriz
Fonte de pesquisa: Wikipédia

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

                                        02 DE JANEIRO – DIA DE SÃO BASÍLIO MAGNO

Pai do monaquismo oriental, cognominado "o Grande"
 pelo exímio governo de sua diocese,
 São Basílio foi, sobretudo, chamado de "Magno"
 por sua defesa da Santíssima Trindade,
 perante a heresia ariana. 


São Basílio conheceu Cristo mais profundamente e retomou a amizade com Jesus.

Hoje, recordamos três nomes e três amigos em Cristo Jesus. Reconhecidos como luminários da Capadócia, região da Turquia, são eles: Gregório, seu irmão de sangue, São Basílio Magno e o amigo São Gregório Nazianzeno. Dois irmãos de sangue, três grandes amigos em Cristo Jesus.

São Basílio Magno nasceu de uma família santa que buscava testemunhar, na própria vida e na formação dos filhos, o grande amor por Cristo e pela Igreja. Foi assim que, ajudado pelo pai, São Basílio Magno recebeu a primeira formação. Depois, passou por Constantinopla, chegando a estudar em Atenas e formar-se em retórica. A essa altura, mesmo tendo um coração bem semeado pelo Evangelho, ele começou a buscar glórias humanas. É importante percebermos isso na história dos santos. Eles não nasceram santos e não foram obrigados a ser santos; aceitaram este desafio, mesmo que houvesse, em algum período, um desvio. Mas a misericórdia do Senhor sempre nos dará uma nova chance. Foi o que aconteceu com São Basílio.

Ao conhecer o amigo São Gregório Nazianzeno, São Basílio conheceu Cristo mais profundamente e retomou a amizade com Jesus. Ele, que já era muito culto, direcionou todo o seu potencial para Aquele que é a verdade, o Logus, o Verbo que se fez carne, Jesus Cristo, nosso Senhor e salvador. Retirou-se por um tempo dali e pôde viver uma vida de muita oração e penitência. Depois, foi inspirado a se aprofundar na vida eremítica e também na vida monástica. Visitou o Egito, Síria, Palestina e estudou ao ponto de, com seu amigo Nazianzeno, começar uma comunidade monástica.

Aconteceu que, diante da realidade na qual o Arianismo – heresia que afirmava que Jesus Cristo não é Deus – confundia muito as pessoas e ainda era apoiada pelo imperador do Oriente chamado Valente. Enfim, que confusão doutrinal! Nesta altura, em Cesaréia, São Basílio, em 370 d.C. foi eleito bispo, sucessor de um dos apóstolos.

Homem de caridade e de testemunho, ele pôde combater e ver a verdade vencendo o Arianismo. O imperador não colocava medo nesse homem cheio do Espírito Santo.

São Basílio também tinha muitas obras, não era apenas um homem de palavras; cidades de caridade surgiram por meio dele.

Ainda padre, ele já era um testemunho reconhecido, uma autoridade não só pela Igreja, mas pela vida. São Basílio Magno deixou uma riqueza de escritos e, principalmente, a certeza de que amigo de Jesus, felizes nós seremos. Em 379 d.C., ele partiu para o céu e intercede por nós.

São Basílio Magno, rogai por nós!

                                                                                                                                                         Maria Beatriz
Fonte de pesquisa:
Revista Arauto do Evangelho
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

02 DE JANEIRO - DIA DO MÉDICO SANITARISTA

A origem do dia 2 de janeiro como o “Dia do Sanitarista” tem despertado maior interesse, sobretudo a partir do surgimento, e rápida expansão, dos cursos de graduação em Saúde Coletiva, nas décadas iniciais do século XXI.

É comum que se associe a data a Oswaldo Cruz. Alguns a confundem com a data do seu nascimento, celebrado em 5 de agosto. É comum que imagens sobre a efeméride contenham imagens de Cruz ou alguma frase dele – ou atribuída a ele. Até mesmo Sérgio Arouca, um dos criadores do Sistema Único de Saúde (SUS), costuma aparecer ilustrando matérias jornalísticas sobre o Dia do Sanitarista. Também Vital Brazil, Emílio Ribas, Carlos Chagas e Adolfo Lutz, dentre outros, são mencionados quando se fala da data. São todas homenagens mais do que justas a esses profissionais que se dedicaram à saúde dos brasileiros, e que marcaram de algum modo a trajetória da Saúde Pública em nosso País.

Mas foi Carlos Chagas o que se envolveu diretamente com a data.

Oswaldo Cruz tentou por vários anos aprofundar as mudanças institucionais no Estado brasileiro que contribuíssem para melhorar as intervenções de saúde pública. Mas faleceu precocemente, com 44 anos, em 1917. No ano seguinte, o médico e deputado fluminense Azevedo Sodré propôs ao Congresso Nacional, sem sucesso, a criação de um Ministério da Saúde Pública. Eram tempos em que ‘pan-americanistas’ e ‘nacionalistas’ disputavam os corações e mentes dos brasileiros que se importavam com saúde e saúde pública. Em meio a essa disputa, naufragou a proposta de criar um ministério, que seria retomada somente após a Revolução de 1930.

O Ministério da Saúde Pública não prosperou à época, mas em 2 de janeiro de 1920, foi aprovado o Decreto Legislativo nº 3.987, que criou o Departamento Nacional de Saúde Pública (DNSP), subordinando-o ao Ministério da Justiça e Negócios Interiores. A criação do DNSP, segundo historiadores, nem foi o mais importante, mas sim sua regulamentação, que fincou no Estado brasileiro as bases institucionais para o que viria nas décadas seguintes, dado o minucioso detalhamento normativo de órgãos, estruturas e produtos afetos à saúde feita pelo Decreto nº 14.189, de 26/5/1920 e aprimorada anos depois, em 1923, pelo Decreto nº 16.300, de 31 de dezembro.

Assim, o dia 2 de janeiro é o “Dia do Sanitarista”, pois foi nesse dia que, em 1920, Carlos Chagas conseguiu aprovar no Congresso Nacional o que pode ser considerado o nosso primeiro “Código Sanitário”.

 Maria Beatriz 
Artigo de Paulo Capel Narvai 
 Cirurgião-dentista sanitarista
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


03 DE JANEIRO - DIA DO JUIZ DE MENORES

“As crianças, quando bem cuidadas,
são uma semente de paz e esperança.”
 (Zilda Arns Neumann)
"Só é possível ensinar uma criança a amar,
amando-a. ”
(Johann Goethe)


A história do Juizado de Menores no Brasil deve muito ao promotor, advogado e professor José Cândido de Albuquerque Mello Mattos. Sua defesa do tema nos anos 20 culminou na criação do primeiro Juizado de Menores da América Latina foi criado no Rio de Janeiro, em 20 de dezembro de 1923.

Em fevereiro de 1924, Mello Mattos tornou-se o primeiro juiz de menores da América Latina.

O primeiro código para a proteção da infância e da adolescência, promulgado em 12 de outubro de 1927, foi obra do jurista, tornando-se conhecido como Código Mello Mattos (Decreto nº 17.943-A). Voltava-se especialmente à regulação do trabalho de menores, a fim de coibir sua exploração.

No início dos anos 30, Mello Mattos foi eleito vice-presidente da Associação Internacional de Juízes de Menores, sediada em Bruxelas (Bélgica). Faleceu em 3 de janeiro de 1934.

Hoje, a atribuição mais nobre do juiz de menores é fazer valer o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8.069/90). Cabe-lhe combater a violência contra crianças e adolescentes, a sua exploração sexual e o trabalho infantil.

Também cabe ao juiz de menores fiscalizar o cumprimento de outras leis que lhes digam respeito, como a proibição de venda de bebidas alcoólicas aos menores de 18 anos e assuntos relativos à guarda de menor abandonado.


Maria Beatriz
Fonte de pesquisa: Blumenews

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
04 DE JANEIRO - DIA NACIONAL DA ABREUGRAFIA

No dia 4 de janeiro comemoramos, no Brasil, o Dia Nacional da Abreugrafia. Abreugrafia é uma técnica especial elaborada pelo médico brasileiro Manuel Dias de Abreu, utilizando a radiografia, mas sendo impressa em filme fotográfico, de 30 ou de 70mm, e serve principalmente para detectar a tuberculose.

Manuel Abreu criou o aparelho específico para o diagnóstico da tuberculose em 1936, época em que a doença era considerada uma epidemia em vários países do mundo. Na época, dois médicos alemães, Braeuning e Redeker, haviam descoberto que a tuberculose era assintomática em sua fase inicial e que os doentes deveriam ser procurados entre os que estavam aparentemente sadios.

Nas décadas de 1930 e 1940, o Brasil tinha um alto índice de mortalidade por tuberculose, e as autoridades sanitárias da época tinham grande dificuldade para diagnosticar e combater a doença. Manuel de Abreu, nessa época, já era bastante conhecido por sua luta contra a tuberculose e, baseado em seu conhecimento da doença e na facilidade de sua propagação, procurou inventar uma maneira de diagnosticar antecipadamente os infectados, impedindo assim que a doença se alastrasse ainda mais.

O médico brasileiro teve, então, a ideia de utilizar a radiografia para o diagnóstico, aplicando a fotografia ao exame coletivo, fato que deu resultado e que começou a ser utilizado, trazendo grandes benefícios à saúde e minimizando os males causados pela tuberculose.

O primeiro aparelho para a abreugrafia (então denominada como roentgenfotografia pelo médico) foi utilizado em 1937, no Rio de Janeiro. Tratava-se de um método bastante sensível, com baixo custo operacional, permitindo a realização de muitos exames em curto espaço de tempo.

Essa ideia, aparentemente tão simples, além de reduzir os custos e se tornar aplicável para um número muito maior de pessoas num espaço de tempo mais curto, fez com que o médico Manuel Abreu ficasse mundialmente conhecido por sua luta contra a tuberculose, sendo indicado ao Prêmio Nobel em 1950.

Em 1939, no I Congresso Nacional de Tuberculose, decidiu-se denominar o método inventado pelo médico brasileiro como abreugrafia, em sua homenagem, o que acabou sendo oficializado em 1958 por Juscelino Kubitschek, então presidente do Brasil, que também instituiu a homenagem a Manuel Abreu, comemorando o Dia da Abreugrafia no dia de seu aniversário.

A invenção de Manuel de Abreu ainda hoje é de grande importância para a medicina, sendo a abreugrafia um dos exames solicitados até mesmo para complementar exames médicos admissionais e periódicos nas empresas.

Maria Beatriz 

Fonte de pesquisa: 
Revista Ciência e Saber
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

04 DE JANEIRO – DIA DO HEMOFÍLICO

Hemofilia é um distúrbio na coagulação do sangue.
 Mas com o diagnóstico certo pode ser tratada.

O dia do Hemofílico, comemorado na data de 4 de janeiro, tem como objetivo chamar atenção à Hemofilia, um grupo de doenças genéticas hereditárias que prejudicam a capacidade do corpo humano em controlar a circulação do sangue, além de dificultar o processo da coagulação, que é usado para parar hemorragias.

É mais provável a hemofilia ocorrer em homens do que em mulheres. Isso acontece porque a doença é fruto de um defeito genético no cromossomo X. Como as mulheres têm dois cromossomos X, enquanto os homens têm apenas um, o gene defeituoso está garantido a se manifestar em qualquer homem que o carrega. Como as mulheres têm dois cromossomos X e hemofilia é rara, a chance de uma mulher ter duas cópias defeituosas do gene é muito remota.

Os sintomas característicos variam de acordo com a gravidade. Pacientes com hemofilia mais grave sofrem sangramentos mais graves e mais frequentes, enquanto os pacientes com hemofilia leve geralmente sofrem os sintomas mais leves, exceto após cirurgia ou trauma grave. Hemofílicos moderados têm sintomas variáveis que se manifestam ao longo de um espectro entre formas graves e leves.

Tratamento - Não há cura para a hemofilia, mas existem vários estudos que procuram a melhora do tratamento. Controla-se a doença com injeções regulares dos fatores de coagulação deficientes. Dependendo da severidade da patologia, são necessárias aplicações mais frequentes de plasma, o componente líquido do sangue. Fisioterapia também é aconselhada, por diminuir a chance de hemorragias, por conta do fortalecimento muscular.

Também conhecido como o Dia Mundial da Hemofilia, o Dia Mundial do Hemofílico foi criado para divulgar melhor a hemofilia e as suas implicações para quem sofre da doença, aumentado a conscientização da população em geral, reduzindo preconceitos e facilitando a luta pelos direitos dos hemofílicos.

A data de 17 de Abril foi escolhida como homenagem a Frank Shnabel, fundador da Federação Mundial de Hemofilia, que nasceu nesse dia.

O Dia do Hemofílico é comemorado atualmente em mais de 100 países em todo o mundo.

Maria Beatriz
Fonte de pesquisa: Wikipédia

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
04 DE JANEIRO - DIA MUNDIAL DO BRAILLE

“O essencial é invisível aos olhos.”
(Antoine de Saint-Exupéry)

A data de 4 de janeiro assinala o nascimento de Loius Braille, o criador do sistema de leitura e de escrita Braille, que permite através do toque facilitar a vida das pessoas invisuais e a sua integração na sociedade. Louis Braille ficou cegou aos 3 anos de idade e aos 20 anos conseguiu formar um alfabeto com diferentes combinações de 1 a 6 pontos que se alastrou pelo mundo e que ainda hoje é usado como forma oficial de escrita e de leitura das pessoas cegas.

Livros, folhetos, medicamentos, cds, dvds, são alguns exemplos de produtos com impressão em Braille para facilitar a percepção do conteúdo.

O Braille é composto por 64 sinais, gravados em papel em relevo. Estes sinais são combinados em duas filas verticais e justapostos, à semelhança de um dominó ao alto. A leitura faz-se da esquerda para a direita.

Em Portugal, destaque-se o papel do Núcleo para o Braille e Meios Complementares de Leitura, no âmbito do Instituto Nacional para a Reabilitação, I. P, que no Dia Mundial do Braille organiza vários eventos para celebrar a efeméride.

Maria Beatriz
Fonte de pesquisa: Diário de Pernambuco
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

05 DE JANEIRO - DIA DA CRIAÇÃO DA 1ª TIPOGRAFIA NO BRASIL


O dia 5 de janeiro é oficialmente a data em que a primeira tipografia entrou em execução no Brasil. Porém, segundo registros, um opúsculo (uma pequena obra, quase um folheto), de título Brasilsche Gelt-Sack, teria sido impresso em Recife, em 1634. A ação, porém, foi feita na clandestinidade já que na época imprimir qualquer texto constituía um delito grave. A proibição dessa atividade estava ligada à própria repressão da manifestação livre do pensamento.

O primeiro produto gráfico a circular no Brasil, o Correio Braziliense, era impresso em Londres e entrava clandestinamente no Brasil. Ele circularia até 1822, completando 175 edições.

Com a vinda de D. João VI e da família Real Portuguesa, houve grande mobilização na colônia para abrigar a corte portuguesa. É de 1808 o alvará que pôs em funcionamento o Banco do Brasil para a monarquia poder movimentar recursos para se manter. Os portos brasileiros foram abertos e surgiu a Biblioteca Real (futura Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro). Até então, fábricas eram proibidas na colônia. D. João assinou o alvará permitindo que fábricas pudessem funcionar. Foi então fundada, no Rio de Janeiro, em 5 de janeiro, a "Imprensa Régia". Nesse momento a informação começaria a circular, a princípio nas mãos da corte. Logo viria o primeiro jornal, "A Gazeta do Rio de Janeiro", divulgando toda a informação oficial.

O que é tipografia  - Duas invenções chinesas revolucionaram a história da impressão: o papel e a xilogravura (ou também xilografia), a fase de impressão anterior à tipografia, que consistia em imprimir imagens e textos por meio de pranchas de madeira gravadas em relevo. Seu emprego na Europa começou no século XV, com a ilustração de cartas de baralho e manuscritos de origem religiosa.

A tipografia veio logo a seguir, também usando o mesmo método de impressão em relevo. Enquanto na xilotipia os caracteres ficavam presos a um bloco de madeira (como num carimbo fixo), na tipografia as letras são soltas, podendo ser trocadas e reutilizadas à vontade.

Maria Beatriz
Fonte de pesquisa: Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário