domingo, 6 de janeiro de 2019

DATAS COMEMORATIVAS - DE 06 A 11 DE JANEIRO



06 DE JANEIRO – DIA DA GRATIDÃO


Você já agradeceu hoje?

“Ser humilde é saber ser grato 
as coisas que a vida nos  proporciona.
Toda experiência é um aprendizadoe todo aprendizado é válido para evoluir.
 Saiba valorizar cada momento e cada pessoa. Espalhe gratidão! "


GRATIDÃO: É amor, ternura, amizade, humildade... União de vários sentimentos que nos fazem perceber que não somos únicos responsáveis pela nossa existência. Ser grato é reconhecer a participação de outras pessoas na construção da nossa vida. Gratidão é nobreza de alma, é comunhão com Deus. Gratidão é agradecer a Deus por cada amanhecer, por poder ver, sentir, tocar a natureza e perceber o quanto é bela, abraçar a família os amigos agradecer os afetos recebidos. Feliz é aquele que caminha no seu dia a dia comprometido com a gratidão e poder dedicar, compartilhar as graças recebidas.

Agradecer é estar de bem com a vida, agradecer é ser universal, ter a alegria e a humildade de valorizar os pequenos detalhes. Cultive o sentimento de gratidão e seja feliz! Celebrar o dia de gratidão é muito importante, mas vale lembrar que todos os dias é dia de agradecer a Deus pelas graças recebidas, a nossa existência, a saúde, a família, os parentes, os amigos, os amores, os aprendizados e todos os eventos que passam por nossa vida.

Devemos ser gratos até mesmo aos erros e às perdas. O aprendizado que provém da experiência tem uma riqueza indescritível e deve ser visto como etapa necessária para a evolução, a formação, o desenvolvimento e o crescimento do ser humano. Portanto, agradeça também os momentos ruins e enxergue-os como uma oportunidade para tomar novos rumos, esclarecer certos pontos e corrigir certas falhas.

Reconhecer o Universo, a nossa Fé e tudo o que a vida tem nos proporcionado é gratidão. Não existe acaso. Existe uma força maior e uma energia positiva ligadas as nossas realizações. É o momento de refletir, agradecer e reconhecer tudo isto.

Obrigada Senhor por tudo e por todos que completam minha vida!


 Nota: Além da data, 06 de janeiro, comemorada no Brasil, há também o Dia Mundial da Gratidão, o qual se comemora em 21 de setembro. A data teve origem no dia 21 de setembro de 1965, quando um encontro internacional no Havaí reuniu pessoas motivadas a reservar um dia no ano para agradecer.

Nos Estados Unidos e no Canadá, principalmente, o Dia de Ação de Graças (Thanksgiving Day, em inglês) é o dia de demonstrar gratidão. A data é comemorada na quarta quinta-feira de novembro e é um feriado muito importante nesses dois países.


Fonte:
 Trechos do livro Datas Comemorativas
Autora Maria Beatriz
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

06 DE JANEIRO - DIA DE REIS

Folia de Reis Baianos e Os Novos Caetanos


“A cultura de um povo é o seu maior patrimônio
Preservá-la é resgatar a história, perpetuar valores,
é permitir que as novas gerações não vivam
 sob as trevas do anonimato.” (Nildo Lage).


 Os três Reis Magos são personagens que Jesus Cristo recém-nascido recebeu como visitas, eles vieram seguidos por uma estrela a qual levaram a encontrar Belém. Para os católicos essa data marca a veneração aos Reis Magos. Uma tradição muito posterior aos Evangelhos deu-lhes os nomes Gaspar, Belchior e Baltazar.

Cada Rei Mago ofertou presentes a Jesus Cristo:  Baltazar, que veio da África, levou mirra, um presente ofertado aos profetas. A mirra é um arbusto originário desse país, onde é extraída uma resina para preparação de medicamentos.
Gaspar, que veio da Índia, levou incenso, como alusão à sua divindade. Os incensos são queimados há milhões de anos para aromatizar os ambientes, espantando insetos e energias negativas, além de representar a fé, a espiritualidade.
Melchior ou Belchior, que veio da Europa, levou ouro ao Messias, rei dos reis. O ouro simbolizava a nobreza e era oferecido apenas aos deuses.

 Os Reis magos não viajaram juntos, cada um saiu de sua localidade de origem.

No dia 6 de janeiro também encerra os festejos natalinos, nesse dia são desarmados os presépios e retirados todos os enfeites natalinos.

TRADIÇÕES: Na Espanha - As crianças deixam sapatos na janela com capim  antes de dormir para que os camelos dos Reis Magos possam se alimentar e retomar viagem. Em troca os Reis magos deixariam doces  que as crianças encontram no lugar do capim após acordar. A tradição também consiste em comer Bolo-Rei, a pessoa que encontrar no interior do bolo uma fava deve pagar o Bolo-Rei no ano seguinte. Na França - Como também em outros países comem-se   "Galette des rois" onde também encontram um brinde no seu interior, a galette também costuma trazer uma coroa, quem encontrar o brinde será rei e será coroado. Na Itália - A comemoração dessa data recebe o nome de Epifania é comemorada com os mesmos sentimentos natalinos onde há também trocas de presentes. Permanece a lenda e as tradições envolvendo uma bruxa do bem nomeada de La Befana, nome que vem de "Epifania" que leva presentes, brinquedos, doces, para as crianças na noite de cinco para seis de janeiro, tradição pré-cristã, de base na cultura popular, fundindo elementos folclóricos e cristãos: A Festa da Epifania é uma celebração cristã em lembrança da visita dos Reis Magos ao Menino Jesus. La Befana leva presentes, passando sobre os tetos das casas e desce encontrando os calçados deixados pelas crianças. Os presentes são colocados nas meias penduradas nas lareiras ou nos sapatos deixados perto da porta. As crianças italianas escrevem cartas e as escondem nas chaminés, para que La Befana recolher. As cartas são, geralmente, listas de brinquedos ou outros itens que desejam ganhar nesse dia.

A lenda de La Befana tem um importante papel sobre a imaginação infantil. Essa figura extraordinária fascina e supera o tempo por séculos. São várias as versões de sua história, a título de curiosidade, vejam uma entre tantas para os que não a conhecem ou mesmo de resgate de uma memória afetiva, para aqueles que já sobre ela ouviram falar. São histórias de fontes desconhecidas, do repertório popular, que mantêm esta boa velhinha sempre viva na imaginação de todos: Os Três Reis Magos pararam na casa de La Befana no seu caminho para Belém. Após jantarem com ela, convidaram para segui-los na busca do Menino Jesus. Ela recusou-se. Pois precisava limpar a casa e lavar a louça. Depois de algum tempo ela mudou de idéia e, aflita, ainda com a vassoura na mão, juntou alguns itens de casa para doar ao Menino Jesus. No entanto, ela não foi capaz de encontrar os reis Magos, nem o Menino Jesus. Desde então, ela os vem procurando, ainda com sua vassoura na mão.

A Epifania é também uma ocasião de "transgressão" para os adultos e de alegria para as crianças.

 A Befana é um símbolo que veio depois da tradição cristã. Portanto, não é descartado na Itália as festividades natalina. O Natal italiano é uma tradição muito vivida e sentida incluindo a tradicional troca de presentes.

Em Portugal e também em outros países as pessoas que moram em pequenas terras costumam ir cantar os reis de porta em porta, as pessoas dão-lhes doces, salgados etc...

No Brasil - Na igreja católica, seis de janeiro, é o dia em que se celebram os três magos que representam pessoas sábias e de bem, que encontraram o menino Jesus, revelando-o para todas as nações. Assim, termina o tempo do Natal e começa o tempo comum para a igreja católica. Em muitos lugares do Brasil, acontece à festa de Folia de Reis, um ponto forte da cultura de nosso país. A FOLIA DE REIS é uma festa religiosa de origem portuguesa, que chegou ao Brasil no século XVIII. Em Portugal, em meados do século XVII, tinha a principal finalidade de divertir o povo, enquanto aqui no Brasil, passou a ter caráter mais religioso do que de diversão e com enriquecimento cultural. No período de 24 de dezembro, véspera de Natal, a 6 de janeiro, Dia de Reis, um grupo de cantadores e instrumentistas percorre a cidade entoando versos relativos à visita dos Reis Magos ao Menino Jesus. Passam de porta em porta em busca de oferendas, que podem variar de um prato de comida a uma simples xícara de café. A Folia de Reis, herdada dos colonizadores portugueses e desenvolvida aqui com características próprias, é manifestação de rara beleza. Os preciosos versos são preservados de geração em geração por tradição oral. Assim como o cantar o nascimento de Jesus passagem de Maria, os três magos escolhidos por Deus. Não deixando morrer o verdadeiro significado religioso e cultural, que o mestre da folia passa de geração para geração.

Fontes:
 - Universia
- Livro: Datas Comemorativas

Autora: Maria Beatriz 
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


06 DE JANEIRO - DIA DO ACROSTICISTA: Data conhecida por poucos, mas de grande significado para acréscimo de conhecimentos cultural e literário.

 Em 04 março de 2011, a Multicomemorações, detentora do maior acervo de datas comemorativas do planeta e que participa no Livro dos Recordes no título Superação Humana, desde 2009, através de seu administrador Franklin Lopes de Freitas, juntamente com algumas Entidades Culturais decidiram criar a celebração do Dia do Acrosticista a ser comemorado em 06 de janeiro de cada ano.

Essa data foi instituída em homenagem a Drª Silvia de Araújo Motta, que recebeu o título de Rainha Nacional e Internacional dos Acrósticos pela IWA/Usa, com grande soma de mais de 5.000 acrósticos, mais de 200 condecorações, possuidora de grandes títulos, troféus, certificados, medalhas e placas, pelos seus feitos literários. A Rainha do Acróstico, professora aposentada, nasceu em 06 de janeiro de 1951, na cidade de Belo Vale -MG (Brasil), tão linda data que também se comemora dia de Reis.

Meus parabéns a todos os acrosticistas do mundo, em especial deixo minha simples homenagem a Dra. Silvia de Araújo Motta, que tive o privilégio de conhecê-la pessoalmente, em Belo Horizonte, por ocasião de um concurso de trovas. Silvia Motta Recordista Mundial e Rainha dos Acrósticos, que com certeza é merecedora de tantas vitórias alcançadas:

SILVIA ARAÚJO MOTTA


S-Senhora de grande bagagem literária

I-Inebria a vida espalhando alegria
L-Liberta amor e paz nos Seus versos e nos contagia
V-Vai avante a altos vôos espalhando o bem
I-Idealiza seus sonhos e de tanta gente faz-se realizar
A-Amante da cultura divulga e faz acontecer

 A-Acrostcista de mais de cinco mil acrósticos, que nos inspira,
 R-Rainha título recebido e muito bem merecido,
 A-Autêntica recordista mundial de inúmeras composições poéticas,
U-Uma proeza que muito orgulha os que te seguem,
J-Jorra ensinamentos para aqueles que o “belo” percebe,
O-Obrigada Silvia, por nos fazer ousar um acróstico escrever,

 Muito me honra de sua amiga ser
Os meus aplausos e muitos parabéns
Te deixo hoje e sempre, por essa data conjugada
Terna rainha e aniversariante neste dia seis, amante da arte, da vida,
 Amante das letras... Grandes saberes que Deus lhes deu.

Luz e Amor no seu caminhar!
Maria Beatriz (Flor da Esperança).


CURIOSIDADE: VOCÊ JÁ ESCREVEU UM ACRÓSTICO? Você pode não saber o que é, mas já deve ter escrito pelo menos um, no seu tempo de colégio onde usávamos escrever frases nas iniciais das letras dos nomes das pessoas que mais amávamos.

VAMOS RECORDAR?

ACRÓSTICOS: Acróstico é uma composição poética rimada ou não, onde um conjunto de letras iniciais, intermediárias, cruzadas ou finais que consistem uma leitura vertical ou diagonal formando uma palavra ou frase.
Acróstico = Letras iniciais

Mesóstico = Letras mediais
Teléstico = Letras finais
Diacróstico = Iniciais e mediais.


ACRÓSTICOS PODEM SER: biográficos, autobiográficos, históricos, comemorativos, eróticos, humorísticos, filosóficos, líricos, psicológicos, Informáticos, didáticos, poéticos ou não, de despedida, de boas-vindas, em forma de prece, etc...

VOCÊ SABIA? QUE O CANTOR E COMPOSITOR ROBERTO CARLOS, também contribuiu para o enriquecimento dos acrósticos. Pretendendo enaltecer a mulher que amava, ele compôs a música que tem como título MARIA RITA MEU AMOR.

Acróstico - Roberto Carlos
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

7 DE JANEIRO - DIA DA LIBERDADE DE CULTOS

"Todos os homens nascem livres e iguais em dignidade e direitos.
 São dotados de razão e consciência e devem agir em relação uns aos
 outros com espírito de fraternidade.”
 (Art. 1º - Declaração Universal dos Direitos Humano).


 A liberdade de culto representa um avanço humanitário, visto ser o respeito pela crença alheia extremamente necessário nas relações existentes entre as pessoas.

Jorge Amado foi um escritor que se preocupou com a liberdade religiosa. Pode-se observar isso não só em suas obras - caracterizadas pela miscigenação étnica e de crenças, sobretudo as de origem africana, mas também em sua vida política. Quando era deputado federal, Jorge Amado apresentou um projeto de lei à Assembléia Constituinte de 1946, o qual, depois de aprovado, tornou-se a Lei da Liberdade de Cultos. 

A liberdade de culto representa um avanço humanitário, visto ser o respeito pela crença alheia, extremamente necessário, nas relações existentes entre as pessoas. Quando se oferece respeito e se concede liberdade, ganha-se também o direito de usufruí-los.

No Artigo 1º da Declaração Universal dos Direitos Humanos, lê-se: "Todos os homens nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotados de razão e consciência e devem agir em relação uns aos outros com espírito de fraternidade.”

Esse artigo traduz a necessidade de se agir fraternalmente, sobretudo com relação às diferentes religiões. O respeito pela crença alheia é, dessa forma, um ato fraternal e moralmente necessário. 

No Artigo 2º, lê-se: "Todo homem tem capacidade para gozar os direitos e as liberdades estabelecidas nesta Declaração, sem distinção de qualquer espécie, seja de raça, cor, sexo, língua, religião, opinião política ou de outra natureza, origem nacional ou social, riqueza, nascimento ou qualquer outra condição". Pode-se perceber nesse trecho que a liberdade de pensamento e, inserida nesta, a liberdade de religião são direitos de todas as pessoas; não lhes devem ser restringidos, pois, os direitos e liberdades garantidos pela Declaração Universal dos Direitos Humanos. 

Embora esses direitos sejam inalteráveis, ainda existem agressões entre pessoas, grupos e nações, por causa da intolerância religiosa e da inobservância dos direitos humanos.

Referência:
Livro Datas Comemorativas, Cívicas e históricas - Paulinas Editora
Pesquisa: Maria Beatriz
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

7 DE JANEIRO – DIA DO LEITOR


“Ler é viajar sem sair do lugar, voar sem ter asas, caminhar sem tirar os pés do chão.
 É um mundo a ser explorado com um livro na mão e muita imaginação.”



Esta é uma data dedicada às pessoas que são apaixonadas pela literatura, ou seja, que amam livros! Ninguém nasce sendo um leitor. O gosto pela literatura é algo que se desenvolve no ser humano através dos anos, a partir de influências positivas relacionadas ao ato de ler.
O gosto pela leitura é importante para exercitar as capacidades de comunicação, interpretação e de cognição das pessoas.

 Dia do Leitor é comemorado no Brasil anualmente numa homenagem à fundação do jornal cearense “O Povo” criado em 7 de janeiro de 1928 pelo poeta e jornalista Demócrito Rocha. Dentista, funcionário dos Correios e telégrafos, intelectual, deputado federal e jornalista combativo, ele ainda fundou, em 1929, a revista literária “Maracajá”.

Quando Demócrito Rocha fundou o jornal diário O Povo, que se transformaria numa espécie de cartão de visita do Ceará, o Maracajá passou a circular como um dos seus suplementos. Por um lado, O Povo combatia os desregramentos políticos da época, inclusive a corrupção, e por outro, o Maracajá abrigava a produção dos poetas e intelectuais da terra, onde o próprio Demócrito Rocha publicou a maioria de seus poemas, curiosamente sempre assinados com o pseudônimo de Antônio Garrido. Demócrito Rocha pertenceu à Academia Cearense de Letras, e morreu em Fortaleza no dia 29 de novembro de 1943.

A literatura ainda é celebrada no Brasil em outras datas ao longo do ano, como o Dia da Literatura Brasileira e o Dia Nacional do Livro.

Portal São Francisco
                                                                                                                                            Pesquisa: Maria Beatriz
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

08 DE JANEIRO – DIA NACIONAL  DO FOTÓGRAFO


"A fotografia, cujos progressos são imensos e que está,
 a nosso ver, mui bem classificada entre os materiais das artes liberais,
 fala aos olhos e detém cativa os curiosos fatigados.” (Eça de Queiroz)


Existe uma grande confusão e diversas controvérsias em relação às datas que celebram o Dia da Fotografia. No Brasil, celebramos no dia 8 de janeiro, enquanto no resto do mundo é no dia 19 de agosto.

Qual a diferença?

O Dia Mundial da Fotografia é celebrado no dia 19 de agosto em virtude da apresentação pública do Daguerreótipo na Academia de Ciências da França, Paris, em 1839.

No Brasil, a data é celebrada no dia 8 de janeiro, que seria o dia da chegada do Daguerreótipo ao país, em 1840. Trazido por Louis Compte, o dispositivo foi apresentada no Rio de Janeiro ao Imperador Dom Pedro II.


DIA DO FOTÓGRAFO OU DIA DA FOTOGRAFIA?

Com as duas datas, as coisas ficaram um pouco confusas por aqui. É comum algumas pessoas pensarem que uma data se refere ao Dia do Fotógrafo e a outra ao Dia da Fotografia. Porém, não existe no Brasil essa separação e a data de 8 de janeiro é utilizada para celebrar ambos os casos, sendo o Dia Nacional da Fotografia e do Fotógrafo. A comemoração internacional, no entanto, não faz referência ao Dia do Fotógrafo, mas apenas ao Dia Mundial da Fotografia. Em inglês existe apenas a definição World Photography Day e em francês Journée Mondiale de la Photographie.

CONTROVÉRSIAS

A primeira controvérsia a respeito da celebração no Brasil se refere ao dia exato da chegada de Louis Compte ao Rio de Janeiro. Alguns artigos apontam que a data correta seria no dia 16 de janeiro. Alguns sites apontam ainda a data de 8 de julho como sendo o Dia do Fotógrafo. Não foram encontrados, no entanto, qualquer calendário oficial ou base teórica que justificasse essa escolha.

Outra polêmica a respeito da data comemorativa é que segundo o historiador Bóris Kossoy, antes mesmo do Daguerreótipo ter sido anunciado na França, o pesquisador franco-brasileiro Hércules Florence já teria descoberto a fotografia e foi a primeira pessoa a usar o termo, em 15 de agosto de 1832, em Campinas, SP.

Leia também:
Dia do Fotógrafo no Calendarr Brasil

Fonte de pesquisa
Enciclopédia Itaú Cultural
Pesquisa: Maria Beatriz
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

09 DE JANEIRO – DIA DO ASTRONAUTA


O Dia do Astronauta é comemorado anualmente em 9 de janeiro. Desde 1961, quando o astronauta russo Yuri Gagarin proclamou a famosa frase “a Terra é azul”, o ser humano dava o importante passo na história da astronomia e exploração do espaço.

Desde então, a corrida espacial proporcionou importantes marcos na história da humanidade, os quais foram protagonizados pelos astronautas, também chamados de cosmonautas. Um desses acontecimentos mais importantes foi à chegada do primeiro homem à Lua, em 1969.

Em 2006, foi à vez de o Brasil entrar para o aclamado rol de astronautas que tiveram o privilégio de admirar o “planeta azul” do espaço. Marcos Pontes se consagrou como o primeiro astronauta brasileiro a ir ao espaço, após passar por um treinamento de oito anos na Nasa.

O Brasil e outros 15 países ajudaram a construir a Estação Espacial Internacional (ISS- International Space Station, em inglês), a mais moderna instalação feita pelo
 ser humano no espaço.

Origem da comemoração - Essa comemoração surge em homenagem à Missão Centenário. Realizada pela Agência Espacial Brasileira (AEB) no ano de 2006, a missão foi responsável pela viagem de Marcos Pontes, o primeiro brasileiro no espaço, para a Estação Espacial Internacional (EEI).

Fonte:
Portal Escola
Pesquisa: Maria Beatriz
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


09 DE JANEIRO - DIA DO FICO

 O Dia do Fico ocorreu em 9 de janeiro de 1822. Esta data ficou conhecida por este nome, pois D.Pedro I, então príncipe regente do Brasil, não acatou ordens das Cortes Portuguesas para que deixasse imediatamente o Brasil, retornando para Portugal. As Cortes de Portugal estavam preocupadas com os movimentos que ocorriam no Brasil em direção à emancipação política. Viam no retorno de D. Pedro uma maneira de recolonizar o Brasil, enfraquecendo as idéias de independência. Os liberais do Partido Brasileiro recolheram cerca de 8 mil assinaturas, exigindo a permanência de D. Pedro no Brasil. Diante deste contexto, D. Pedro declarou: "Se é para o bem de todos e felicidade geral da Nação, estou pronto! Digam ao povo que fico". Então esta data 9 de janeiro de 1822, passou a ser conhecida como o Dia do Fico.

 Este episódio prenunciou a declaração de Independência do Brasil que viria a ser proclamada em 7 de setembro de 1822.

Fonte de pesquisa:
Wikipédia

Pesquisa: Maria Beatriz
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

10 DE JANEIRO - DIA DE SÃO GONÇALO DE AMARANTE

O Dia de São Gonçalo é celebrado anualmente em 10 de janeiro. Esta é uma data religiosa comemorada principalmente pelos católicos, em homenagem à figura do santo protetor dos ossos e padroeiro das pessoas que buscam por um bom casamento.

Este santo também é considerado o padroeiro da cidade carioca de São Gonçalo, que elegeu esta data como feriado municipal.

São Gonçalo tem uma grande fama de santo casamenteiro. De acordo com a lenda, a mulher que tocar no túmulo de São Gonçalo do Amarante – que está enterrado em Portugal – terá um casamento garantido e feliz.

HISTÓRIA DE SÃO GONÇALO DE AMARANTE

Gonçalo de Amarante nasceu no fim do século XII em Tagilde, na freguesia de São Salvador, no distrito de Braga, em Portugal. Sob a orientação do Arcebispo de Braga, Gonçalo se dedicou ao estudo da teologia e ao sacerdócio. Depois de formado, passou 14 anos viajando pela Terra Santa, no Oriente Médio, e depois voltou para Portugal, onde se retirou como eremita na região de Amarante. São Gonçalo morreu em 10 de janeiro de 1259 (ano incerto) na sua singela cabana de orações. O santo foi sepultado neste mesmo local, onde se construiu um grande mosteiro em homenagem à sua alma.
Fonte de pesquisa:
Wikipédia
Pesquisa: Maria Beatriz

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

11 DE JANEIRO - DIA DO CONTROLE DA POLUIÇÃO POR AGROTÓXICOS

O Dia do Controle da Poluição por Agrotóxicos é comemorado em 11 de Janeiro em todo o Brasil. A data é usada para conscientização da população quanto aos riscos causados pelo seu uso indiscriminado e problemas causados ao meio ambiente e à saúde humana.

No Rio de Janeiro, a data marca o ponto alto das ações de controle e conscientização sobre o uso de agrotóxicos no meio rural. Segundo a Secretaria Estadual de Agricultura, o objetivo é, através da informação e conscientização, mudar a atitude dos agricultores com relação ao uso de agrotóxicos em suas lavouras.

 No Sergipe, a data é usada para o combate ao uso indiscriminado de agrotóxicos nos perímetros irrigados, usando para tal a fiscalização e a conscientização da população.

Fonte de pesquisa:
Wikipédia
Pesquisa: Maria Beatriz

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

11 DE JANEIRO - DIA INTERNACIONAL DO OBRIGADO

"Agradecer o bem que recebemos é retribuir um pouco
 do bem que nos foi feito.” (Augusto Branco)


Já parou para pensar que aquelas pessoas que têm a capacidade de dizer “obrigado” são as que mais sentimos prazer em conviver?

Mesmo que parecendo insignificante, esta palavra de oito letras pode fazer toda a diferença para quem a recebe, assim como deixar mais feliz quem a profere. Neste dia diga obrigado a todos os que merecem ouvir essa palavra, criando um hábito a manter pelo ano inteiro.

COMO SURGIU O DIA INTERNACIONAL DO OBRIGADO?

Não se sabe bem ao certo quando surgiu o Dia Internacional do Obrigado, mas sabe-se que surgiu na iniciativa de usuários de redes sociais, e aos pouquinhos foi ganhando seu espaço na internet.

Esta data comemorativa ainda não é muito conhecida, nem é um feriado, mas é um dia que certamente merece ser celebrado.


No Dia Internacional do Obrigado, costuma-se compartilhar pela internet mensagens eletrônicas e agradecer pessoas próximas e distantes da diferença que se fez na vida delas.

Maria Beatriz

Nenhum comentário:

Postar um comentário