sábado, 12 de janeiro de 2019

DATAS COMEMORATIVAS - DE 12 A 18 DE JANEIRO



12 DE JANEIRO - DIA DO EMPRESÁRIO CONTÁBIL

Um dos profissionais que mais contribui
para o crescimento das empresas.


No Estado de São Paulo, a comemoração em homenagem ao Empresário Contábil acontece a mais de trinta anos, graças a uma iniciativa, em 1984, do então presidente do Sescon-SP, na  gestão 1975-1978,  Hatiro Shimomoto, à época deputado estadual. Em âmbito nacional, a homenagem foi instituída em março de 2011, por meio da Lei nº 12.387, aprovada graças à ação do deputado federal Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP), que também é empresário da contabilidade e autor do projeto que deu origem à lei.

De acordo com dados do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), existem aproximadamente 63 mil organizações contábeis em todo o País. O profissional contábil vem obtendo a cada dia, mais espaço e visibilidade na gestão das empresas e, por consequência, tem seu trabalho mais reconhecido e valorizado. Porém, pouco se fala que a quase totalidade desses profissionais prestadores de serviços está estruturada como empresa, ou seja, são Empresários Contábeis.

Assim como qualquer empreendedor, esse profissional vem acumulando desafios, se aprimorando através dos avanços da tecnologia digital para a otimização de processos na gestão empresarial e de pessoas, bem como para montar e gerir sua equipe de trabalho, a partir do perfil comportamental de seus colaboradores.

Por tais motivos, o Empresário Contábil tem sido cada vez mais exigido na busca por melhores processos que levem ao caminho de uma maior produtividade e desenvolvimento. Deste merece parabéns por sua atuação em mais essa data comemorativa.

Fonte
Certisign.com.br

Pesquisa: Maria Beatriz
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

12 DE JANEIRO - ANIVERSÁRIO DE BELÉM

Belém, inicialmente Santa Maria de Belém do Pará e frequentemente chamada de Belém do Pará, é um município brasileiro e capital do estado do Pará, situado na região Norte do país. A cidade foi fundada em 12 de janeiro de 1616 pelos portugueses. 

A cidade exerce significativa influência como metrópole regional, influenciando mais de oito milhões de pessoas nos estados do Pará, Amapá e parte do Maranhão, seja do ponto de vista cultural, econômico ou político. Conta com importantes fortificações, igrejas, monumentos, parques e museus, como o Theatro da Paz, o museu Emílio Goeldi, o parque Mangal das Garças, o mercado do Ver-o-Peso e, eventos culturais e religiosos de grande repercussão, como o Círio de Nazaré.

BELÉM DO PARÁ

Cidade morena das chuvas da tarde,
Cidade das mangueiras e frutas a vontade,
Cidade pequena, mas grande na fé,
Cidade do gigante, Círio de Nazaré.
Do açaí, da tapioca,
Do tucupí da mandioca,
Do cupuaçú, do taperebá,
Da nossa castanha do Pará,
Da maniçoba, do tacacá,
Do carimbó e do siriá.
Tem tudo isso e muito mais,
Cidade rica de cultura e paz,
Lugar pai d'égua, venha visitar,
Todos que provam querem ficar!

Leonardo Brelaz (LB studio)

Fonte
Wikipédia
Foto: Enciclopédia Livre
Pesquisa: Maria Beatriz
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

13 - DIA INTERNACIONAL DO LEONISMO

 “Você não pode ir muito longe
 antes de começar a dar alguma coisa a alguém”
(código pessoal de Nelson Miles)



“Leonismo é um conjunto de normas e objetivos da Associação Internacional de Lions Clubes em prol do bem-estar cívico, cultural, social e moral da comunidade, sem sectarismo religioso. Apolítico, ativa um vivo interesse, na ação cívica e governamental, propugnando pela paz universal. Através dos seus Clubes de Serviço estuda as necessidades da comunidade e apresenta meios ou sugestões para enfrentá-los, seja através dos seus próprios esforços ou em cooperação com terceiros” (Leão Áureo Rodrigues - Ex-Diretor Internacional).

A fundação do Leonismo é atribuída ao CL Melvin Jones, quando, em 7 de Julho de 1917, cerca de 20 delegados, representando 27 clubes se reuniram na Sala Este do Hotel La Salle de Chicago, com objetivo de estudarem as bases de uma entidade nacional e possivelmente de caráter internacional.

Em 08 e 10 de outubro de 1917 realizou-se em Dallas, Texas, a 1ª Convenção de Lions Clubes, sem o caráter internacional.

Assim, 08 de outubro é consagrado o “Dia Mundial do Serviço Leonistico” e 10, “Dia da Fundação do Leonismo.”

A história do leonismo começa mesmo em março de 1913, quando Melvin Jones, então um jovem e próspero agente de seguros, ingressou no clube chamado “Circulo de Negócios” de Chicago, cujo objetivo era a fraternidade e apoio mútuo.

Como secretário da entidade, obteve apoio do seu clube para por em ação seus planos de criar um clube com objetivos maiores de servir a comunidade.

Melvin Jones, nasceu em 13 de janeiro de 1879, em Fort Thomas, Estado do Arizona. Era filho de um capitão do exército americano que comandava tropa avançada e servia sob as ordens de um famoso combatente de índios, o general Nelson Miles. Faleceu em 1º de junho de 1961 aos 82 anos de idade. Seu código pessoal dizia: “Você não pode ir muito longe antes de começar a dar alguma coisa a alguém”, legando ao leonismo este princípio que traduz seu espírito público aceito por todo mundo.

A segunda Convenção, realizada em Sto Louis em 1918, aprovou o Código de Ética.

 Em 1919, na terceira Convenção, em Chicago, foram aprovados os Objetivos do Leonismo, bem como o slogan Lions(Liberdade, Inteligência, Ordem, Nacionalidade e Serviço) criado por Halsted Ritter. (Obs: em 2002, o MotoLions passou a ser: Liberdade, Igualdade, Ordem, Nacionalismo e Serviço).

O emblema do Lions foi adotado em 1920, desenhado por Maurice Blink, ano em que o Lions se tornou internacional com a fundação do 1º clube no exterior – no Canadá. Melvin Jones, ao ver o distintivo disse: “Este emblema representa um Leão olhando com orgulho o passado, orgulhoso do serviço prestado e o outro, contempla o futuro, a procura de oportunidade para prestar serviço”

Fonte
Wikipédia
Pesquisa: Maria Beatriz
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

14 DE JANEIRO - DIA DO ENFERMO

Devemos dar mais atenção aos enfermos,
 que tantas vezes sofrem mais pela solidão
 e abandono do que pela doença.
(Gerson Alan)


O dia do enfermo é comemorado anualmente em 14 de janeiro.

Desde 2002, quando a data foi criada por iniciativa do Ministério da Saúde no âmbito de um programa de humanização dos hospitais.

Esse dia é importante principalmente pelo fato de ser uma tentativa de sensibilizar profissionais de saúde e população em geral para a necessidade de todos os tipos de cuidados especiais que as pessoas doentes, nos hospitais ou em casa, precisam receber.

É dedicada uma atenção especial aos cuidados de bem-estar psíquico dos pacientes.

Essa é uma comemoração nacional, já que também há o dia mundial do enfermo, data comemorativa de 11 de fevereiro cuja origem é religiosa. Sua criação, em 1992, deve-se ao Papa João Paulo II.

Fonte
Calendário da Saúde
Pesquisa: Maria Beatriz
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

14 - DIA DO TREINADOR DE FUTEBOL

Não sou inventor e nem faço milagres.
Apenas trabalho com dedicação e muito respeito. (Telê Santana)

O treinamento exige o conhecimento de táticas e estratégias de jogo e também de competição, normalmente envolvendo a elaboração de esquemas, substituição de jogadores e outras ações dentro e fora do campo ou quadra. A grande maioria dos treinadores é de ex-jogadores da modalidade em que estão envolvidos, tendo ou não formação acadêmica.

No dia 14 de janeiro comemora-se o dia do treinador de futebol. Um dos personagens mais importantes do esporte. O Treinador de Futebol é aquele que trabalha quase sempre sobre pressão, principalmente pelos torcedores que cobram dele o melhor desempenho possível. Derrotas ou vitórias seguidas da equipe normalmente são justificadas pela sua qualidade de trabalho.

Este profissional é um verdadeiro “professor” à margem do gramado, mostrando sempre os caminhos certos para seus atletas em campo. Muitos ex-jogadores, quando se aposentam, buscam esta profissão para não ficar longe dos gramados.
Fonte
Wikipédia
Trechos do livro Datas Comemorativas
Autora: Maria Beatriz

Pesquisa: Maria Beatriz
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

15 DE JANEIRO - DIA DO COMPOSITOR

Quando o criador é original por natureza,
pouco importam os meios que se vale
 para fixar seus pensamentos. ( Heitor Villa-Lobos)


O Dia Mundial do Compositor é comemorado anualmente em 15 de janeiro. A data homenageia todos os compositores do mundo, especialmente o seu trabalho e esforço para compor, escrever e criar músicas.

Os compositores são verdadeiros artistas, que utilizam o domínio da técnica das notas musicais para criar melodias. Além da técnica, utilizam toda a criatividade e sensibilidade para escrever canções que emocionam e animam multidões de pessoas.

ORIGEM DO DIA MUNDIAL DO COMPOSITOR

O Dia Mundial do Compositor, 15 de janeiro, surgiu no México. A origem dessa data decorreu em comemoração à fundação da Sociedade de Autores e Compositores do México (SACM), em 1945.

No entanto, esta data somente foi oficialmente celebrada no mundo a partir de 1983.

DIA DO COMPOSITOR BRASILEIRO

O Brasil é um país muito rico em bons compositores e música de qualidade. É o que se presencia em movimentos como a Bossa Nova e a MPB - Música Popular Brasileira.

Para homenagear os gênios da música nacional, no Brasil se comemora o Dia do Compositor Brasileiro em 7 de outubro.

Dentre os principais compositores brasileiros podemos citar Heitor Villa-Lobos, Tom Jobim, Vinícius de Moraes, Caetano Veloso, Noel Rosa, Chico Buarque, Cartola, João Gilberto. Além desses, muitos outros nomes ficaram para a história da cultura musical nacional.

Carlos Alberto Soares, também conhecido no meio fonográfico brasileiro como Danimar, ele que é natural de Chapecó, hoje residindo em São Paulo, atua na área ha mais de 26 anos, compondo grandes sucessos como: "Do outro lado da Cidade", interpretada por Guilherme e Santiago, além de Zezé Di Camardo e Luciano que gravaram mais de 40 canções do compositor, contando ainda como "A gente fica sem se amar" e "Sintonizo o Coração".

Outros artístas como Chitãozinho e Chororó, Sandy e Junior, Edson e Hudson, Daniel, ExaltaSamba, Chico Rey e Paraná, Rio Negro e Solimões, Eduardo Costa, Gusttavo Lima, Cristiano Araújo, Matogrosso e Mathias, Crhystian e Ralf, Cesar Menotti e Fabiano, Sergio Reis, Gian e Giovani e Julio Iglesias gravaram cançoes de Danimar.


Fonte:
Autor do texto: Alexson Luiz e Diego Ricardo

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

15 DE JANEIRO - DIA DO ADULTO

Um dia, num tempo muito distante, seremos adultos, maduros e sábios.
Enquanto este dia fatal não chega, continuemos felizes,
 dançando e cantando, com as crianças que somos. (Augusto Branco)

O Dia do Adulto é comemorado anualmente em 15 de janeiro. No Brasil, um indivíduo é considerado legalmente adulto quando atinge os 18 anos. Isso quer dizer que essa é a idade em que pode responder por todas as suas ações de modo independente. Já para a Biologia, o que define uma pessoa como adulta é a sua capacidade reprodutiva, isso quer dizer que, independente da idade, quando o indivíduo apresenta todas as suas funções reprodutivas ativas, já pode ser considerado um “ser adulto.” O Dia do Adulto não é muito popular entre os brasileiros, mas sua essência é celebrar esta importante fase da vida, que separa a infância da velhice.

Nesta data, os adultos também devem pensar e repensar nas responsabilidades que a “vida adulta” implica, além de refletir sobre como está sendo a sua colaboração para a construção da vida em sociedade e se está satisfeito com o rumo que está trilhando.

A criação do Dia do Adulto é uma tentativa de imitar o famoso Dia das Crianças, celebrado em 12 de outubro no Brasil. No entanto, ao contrário do que acontece com as crianças, os adultos não costumam trocar presentes entre si.

Além dessas datas, também comemora o Dia do Jovem. Esse é comemorado em 13 de abril.

Fonte
Wikipédia
Trechos do livro Datas Comemorativas
Autora: Maria Beatriz
 

Pesquisa: Maria Beatriz
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

16 DE JANEIRO - SÃO MARCELO, PAPA

“Pai Celeste, doador da vida e da santidade, dignai-me
a receber  o dom da fé e viver a serviço do vosso evangelho...”


O dia de São Marcelo I é celebrado dia 16 de janeiro, data de seu martírio. Marcelo nasceu em Roma no ano de 255 e foi o 30º pontífice da Igreja Católica Romana eleito no ano de 308. É o padroeiro dos cocheiros e treinadores de cavalos.

Biografia de São Marcelo

São Marcelo I nasceu em Roma e foi eleito Papa após a violenta perseguição do Imperador Diocleciano. A Igreja estava sem um líder máximo há quatro anos e Marcelo se pôs à frente da instituição neste momento.

Para isso, organizou a reconstrução dos templos destruídos e abriu as portas para aqueles que houvessem renegado a fé e voltassem à Igreja. No entanto, impôs como condição que deveria fazer penitência, algo que desagradou a muitos.

Assim, sesu inimigos conseguiram que o imperador Maximiano II (ou Maxêncio) o desterrasse. O papa foi obrigado a trabalhar numa igreja transformada em estábulo e, provavelmente, morreu dos maus tratos recebidos, no ano de 309.

Oração a São Marcelo

Pai Celeste, doador da vida e da santidade, dignai-me a receber o dom da fé e viver a serviço do vosso evangelho. Faça com que eu seja um cristão honesto e solidário e aprenda de são Marcelo o valor da bondade e da acolhida. Por Cristo Nosso Senhor, Amém.

Fonte
Wikipédia
Pesquisa: Maria Beatriz
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

16 DE JANEIRO - DIA DOS CORTADORES DE CANA-DE-AÇÚCAR

A cana-de-açúcar é uma planta de caule fino rico em açúcar, tem origem asiática veio para o Brasil com os portugueses no início do século XVI. Principal matéria-prima para fabricação do açúcar, a variedade surgiu de vários cruzamentos com espécimes iniciais, até ser escolhida como opção de cultivo, a variedade que temos hoje. Até o século XVII, a cana-de-açúcar transformou o Brasil, mais especificadamente a região nordeste, a melhor criadora e exportadora de açúcar neste período.

Atualmente a produção de cana de açúcar está concentrada no interior de São Paulo, e o principal produto passou do açúcar para o álcool, mais especialmente o etanol, o produto se destaca no setor econômico e sócio ambiental, já que emite menos poluentes no meio ambiente.

Com a carga horária de aproximadamente nove horas por dia, tem como tarefa cortar o maior número de cana-de-açúcar possível, cada trabalhador fica responsável por uma fileira, ao final são medidas as pilhas de cana e o trabalhador ganha por metro de cana empilhada, o valor varia de acordo com as usinas ou propriedades a que prestam serviços. O corte é feito com “podão”, faca grande bem afiada para facilitar o trabalho do corte, por este motivo a trabalhador deve ter experiência no manuseio e muita atenção e cuidado, pois a falta dos mesmos pode causar um acidente, matérias de proteção são essenciais.

As máquinas estão presentes nas maiorias das produções, mais práticas e ágeis fazem o trabalho em menos tempo e com custo menor, o que coloca em extinção os trabalhadores manuais que passam a ser mais caros, fazendo com que muitos migrem para outras culturas ou saiam do campo, gerando grande êxodo rural.

 RISCOS QUE AFETAM OS CORTADORES DE CANA-DE-AÇÚCAR:

 - Falta de Equipamento de Proteção Individual (EPI) adequado, como roupas e calçados de segurança, capacete, luvas, máscaras e óculos de proteção;
 - Exposição às radiações solares;
 - Exposição a fertilizantes e agrotóxicos;
 - Manuseio incorreto de ferramentas, máquinas e equipamentos de corte;
 - Exposição a vibrações;
 - Acidentes com animais peçonhentos como aranha, escorpião e cobras;
 - Lesão por esforço repetitivo;
 - Falta de saneamento básico adequado.

Dica importante: cabe aos empregadores a tarefa de oferecer condições mínimas de higiene, alimentação e segurança, de modo a evitar doenças e acidentes. Preservar o bem-estar e saúde dos trabalhadores. Além disso, é preciso que seja implementado pausas para evitar a sobrecarga térmica e o fornecimento dos Equipamentos de Proteção Individuais adequados para a função e que estejam em perfeito estado de conservação.

Fonte
Wikipédia
Trechos do livro Datas Comemorativas
Autora: Maria Beatriz
 
Pesquisa: Maria Beatriz
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

17 DE JANEIRO - DIA DOS TRIBUNAIS DE CONTAS DO BRASIL

“A justiça é um valor que nasce no coração
e se revela na coragem das nossas ações.”

A instalação do Tribunal ocorreu em 17 de janeiro de 1893, graças ao empenho do Ministro da Fazenda do governo de Floriano Peixoto, Serzedello Corrêa. Originariamente o Tribunal teve competência para exame, revisão e julgamento de todas as operações relacionadas com a receita e a despesa da União. Desde a Constituição de 1988 passou a exercer também a fiscalização operacional e patrimonial das entidades públicas, abrangendo, ao lado da questão da legitimidade, os aspectos de eficiência, eficácia e economicidade.

Os Tribunais de Contas são órgãos responsáveis pelo controle externo da execução financeiro-orçamentária da administração pública, em auxílio ao Poder Legislativo, e pela fiscalização dos gastos do governo e do uso do dinheiro público, com o objetivo de garantir que o dinheiro público seja utilizado de forma eficiente atendendo aos interesses públicos.

No âmbito federal, a atuação é de responsabilidade é do Tribunal de Contas da União (TCU) e nos âmbitos municipal e estadual, na maioria dos casos, a responsabilidade é dos Tribunais de Contas dos estados (TCE’s). Há exceções em relação aos estados e municípios, pois em alguns estados existe um TCE e também um Tribunal de Contas do Município (TCM), responsável pela fiscalização da capital, ou dos Municípios (TCM), responsável pela fiscalização de todas as cidades do estado.

Os Tribunais de Contas analisam, portanto, de acordo com as suas áreas de atuação, as contas dos órgãos públicos.

A fiscalização realizada pelo Tribunal é chamada de controle externo. Cabe ao Poder Legislativo (Senado e Câmara dos Deputados, Assembléias Legislativas e Câmaras de Vereadores) exercer esse controle junto aos Poderes Executivo (Governos Federal, Estaduais e Prefeituras Municipais) e Judiciário (Supremo Tribunal Federal, Superior Tribunal de Justiça, Tribunais Regionais Federais, Eleitorais, Tribunais de Justiça dos Estados).

Apesar de ser um tribunal, o Tribunal de Contas não faz parte do Poder Judiciário. O Tribunal não está ligado diretamente a nenhum poder, o que faz com que seja um órgão independente. Sua independência é comparada à do Ministério Público, um órgão que não está ligado a nenhum poder e exerce sua função constitucional. Os TCs são órgãos autônomos, que auxiliam o Poder Legislativo a exercer o controle externo, fiscalizando os gastos dos Poderes Executivo, Judiciário e do próprio Legislativo. Além de estar sujeito ao controle externo, cada Poder tem a responsabilidade de manter um sistema de controle interno.

Fonte
Wikipédia
Pesquisa: Maria Beatriz
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

18 DE JANEIRO - DIA DO ESTETICISTA

O Dia do Esteticista é comemorado em 18 de janeiro no Brasil, de acordo com a lei nº 12.592 de 18 de janeiro de 2012. Antes da sua promulgação, a data era comemorada no dia 20 de novembro. Isso acontecia em decorrência do Projeto de lei nº 54, de 2006, que instituía o dia desse profissional nessa data.

A lei nº 12.592 é responsável por regulamentar a profissão de esteticista no Brasil. Consiste numa lei federal, que tem como objetivo preservar os direitos dos profissionais esteticistas, cabeleireiros, barbeiros, manicures, pedicures, depiladores e maquiadores. A sua regulamentação garante um maior controle sobre estes profissionais, fazendo com que sigam um conjunto de padrões de qualificação.

Os esteticistas são profissionais que podem ser tanto de nível médio ou superior, e também podem trabalhar por conta própria ou ser contratados por salões de beleza, spas e consultórios de dermatologia, por exemplo.

Os cuidados providenciados por um esteticista costumam ser divididos em duas categorias: estética facial e estética corporal.

Com o passar dos anos, a profissão de esteticista tem ganhado mais destaque, principalmente devido às atuais facilidades que as pessoas encontram para cuidar da sua estética.
Fonte
Wikipédia
Pesquisa: Maria Beatriz
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

18 DE JANEIRO - DIA INTERNACIONAL DO RISO

“Além de ser mais um motivo para lembrar
o que pode fazer uma pessoa sorrir,a data também gera
 uma "maré" de bons sentimentos.”



Risos - Retrato da felicidade, motivo pelo qual o palhaço se apresenta o mais puro gesto, estampado no rosto de uma criança… Todas as diferentes formas de caracterizar o riso são atos pelos quais, muita gente identifica a alegria e mais uma enxurrada de sentimentos bons.

Como forma de deixar marcado o riso, nada mais justo que lembrá-lo com um dia inteiramente dedicado a ele, 18 de janeiro. Em tal data se comemora o Dia Mundial do Riso. Além de ser mais um motivo para lembrar o que pode fazer uma pessoa sorrir, a data também gera uma “maré” de bons sentimentos.

Antes de chegar a um consenso sobre a data, alguma coisa teve de acontecer para marcá-la assim, de forma tão especial. Tudo começou no ano de 1995, quando o médico indiano, Madan Kataria, resolveu fundar o primeiro clube da risada. O local nasceu com o intuito terapêutico, usado para arrancar boas gargalhadas das pessoas em tratamento, já que, segundo ele, rir ajudava no processo.

Desde então, a ideia deu tão certo que, com o passar dos anos, vários outros clubes que seguiam o mesmo gênero começaram a ser abertos ao redor do mundo. Hoje, eles já chegam a mais de 800. Depois disso, não demorou muito para que o Dia do Riso fosse institucionalizado em todo o mundo.

Rir é o melhor remédio - Para que o simples fato de rir seja possível, o corpo humano pode chegar a movimentar até 80 músculos. O riso mexe com o cérebro, garganta, coração, tórax, pernas, pés, além do rosto, claro!

Segundo estudos na área, essa forma de expressar a felicidade traz efeitos terapêuticos, como retardar o aparecimento das rugas durante o processo de envelhecimento.
Fonte
Wikipédia
Trechos do livro Datas Comemorativas
Autora: Maria Beatriz
 
Pesquisa: Maria Beatriz
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

18 DE JANEIRO - DIA DE SANTO IRMÃO JAIME HILÁRIO (MÁRTIR DE TURÓN)

Morrer por Cristo é viver, meu rapazes! (Irmão Jaime Hilário)

O dia 18 de janeiro foi destacado para homenagear o Santo Irmão Jaime Hilário que, na verdade, nasceu com o nome de Manuel Barbal Cosan, nascido no dia 2 de janeiro de 1889 na Espanha e falecido no dia 18 de janeiro de 1937, no mesmo país, sendo que a data da sua morte foi a que acabou sendo utilizada para sua homenagem.

Beatificado e canonizado pelo Papa João Paulo II, juntamente com os Santos Irmãos Mártires de Turón, respectivamente em 29 de Abril de 1990 e 21 de Novembro de 1999.  Irmão Hilário, como costuma ser chamado, entrou para a história como sendo um dos mártires da igreja Católica.

A HISTÓRIA DO IRMÃO JAIME HILÁRIO - De acordo com os registros históricos compartilhados sobre o santo pela igreja, antes de ser beatificado levou uma vida simples, sempre dentro do ambiente cristão. Trabalhou bons anos da sua vida na lavoura que eram mantidas nas regiões das montanhas da Província de Lérida, região monde nasceu.

Aos 13 anos de idade, como era bastante comum nas famílias católicas, o menino foi matriculado no Seminário Menor de Urgel. Mas ele não conseguiu seguir na carreira eclesiástica, por ter tido uma grave doença auditiva.

Mesmo assim, ele não desistiu da sua vida espiritual, e no começo de 1917 ingressou no Noviciado dos Irmãos das Escolas Cristãs, iniciando seus estudos e adotando o nome de Irmão Jaime Hilário. Dedicou-se à vida de educador e catequista, percorrendo várias cidades da Espanha. Mesmo com todas as limitações, persistiu na sua missão.

Foi preso, junto com muitos religiosos, quando estourou a Guerra Civil Espanhola de 1936. Foi levado diante de um tribunal, preferiu assumir sua identidade como religioso lassalista do que mentir que era apenas um serviçal no local onde foi preso. Isso acabou fazendo com que ele fosse condenado a prisão, e posteriormente a morte por fuzilamento.

De acordo com a história, mesmo depois de vários disparos, o Irmão seguiu em pé. Morreu apenas depois de levar um tiro na cabeça à queima-roupa, não sem antes proferir as seguintes palavras: “Morrer por Cristo é viver, meu rapazes!”

Revista arautos do Evangelho
Pesquisa: Maria Beatriz

Um comentário: